24/03/2014

.

HOJE NO
"i"

Teodora Cardoso propõe taxar
. levantamentos de dinheiro como
. incentivo à poupança

O imposto, sublinhou, "seria progressivo sobre o valor da despesa e não sobre o rendimento"

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, propôs hoje nas jornadas parlamentares do PSD a criação de uma taxa a incidir nos levantamentos de dinheiro de contas onde os cidadãos recebam salários e pensões. 


Admitindo que tal imposto "não existe em lado nenhum" e é apenas uma ideia, que está a ser discutida por exemplo em Inglaterra, Teodora Cardoso apresentou a proposta aos parlamentares do PSD no primeiro dia das jornadas parlamentares do partido, a decorrer em Viseu. 

À margem da sua intervenção na sessão com os parlamentares, Teodora Cardoso desenvolveu perante os jornalistas a ideia apresentada na sala. 

"Este imposto consistiria nos rendimentos das pessoas, seja trabalho ou capital, quaisquer rendimentos, serem pagos a uma conta bancária de poupança. Seria sobre os levantamentos dessa conta que indiciaria o imposto, com o pressuposto que só levantaríamos dinheiro dessa conta para gastar", declarou a presidente do CFP. 

O imposto, sublinhou, "seria progressivo sobre o valor da despesa e não sobre o rendimento" e teria como vantagem ser um imposto de incentivo à poupança, "a maneira de financiar o investimento". 

* Já várias vezes declarámos ter o maior respeito pela Sra. Dra. Teodora Cardoso e suas opiniões, mas esta pôs-nos de cócoras:
1- Cidadão que poupa só retira dinheiro da conta por necessidade e não para esbanjar.
2- Todo o dinheiro da conta do cidadão pertence-lhe, fora as taxas em vigor, podendo fazer do dinheiro o que muito bem quiser, é um direito.
3- Este imposto será uma violação da privacidade e portanto inconstitucional.

Se quisermos seguir exemplos de Inglaterra comecemos por reduzir o esbanjamento de dinheiro dos membros dos órgãos de poder, por exemplo o Tribunal Constitucional concede um BMW a cada juíz, por mor de quê?

.

Sem comentários: