24/03/2014

.
HOJE NO
"A BOLA"

G8: Líderes mundiais excluem Putin

Os líderes das maiores economias do Ocidente excluiram esta segunda-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, das reuniões do G8.

O chefe do Estado russo vai ficar de fora das reuniões diplomáticas das economias mais importantes do Ocidente, nas quais Moscovo tem marcado presença nos últimos 15 anos.
Após uma reunião de duas horas entre os líderes do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, ficou decidido que a reunião do G8 planeada para junho, em Sochi, na Rússia, vai dar lugar a um encontro do G7 em Bruxelas, não participando a Rússia.

«Este grupo reuniu-se por causa de crenças e responsabilidade partilhadas. As ações da Rússia nas últimas semanas não são consistentes com elas», revelou um comunicado conjunto. «Vamos suspender a nossa participação no G8 até que a Rússia mude de rumo», acrescenta a nota, depois de a região da Crimeia, na Ucrânia, ter sido anexada pela Rússia.
.
Intensificar sanções a Moscovo

O G7 deixou ainda ameaças à Rússia, caso não inverta a escalada da crise na Ucrânia.

«Continuamos prontos para intensificar ações, incluindo sanções setoriais coordenadas que terão um impacto significativamente crescente na economia russa, se a Rússia continuar a fazer a situação piorar», afirmou o grupo das sete potências.

«Os circuitos diplomáticos para inverter a escalada da situação permanecem abertos, e encorajamos o Governo russo a utilizá-los.»

* São sançõezinhas, só fazem cócegas a Putin. A verdade, é que invadindo a Ucrânia, o "czar" desafiou a NATO e esta meteu o rabinho entre as pernas.Uns cobardolas.

.

Sem comentários: