16/03/2014

.


Cristina Rodrigues



A MANTA





Num elogio à mulher raiana, "A Manta" da arquiteta e artista plástica Cristina Rodrigues centra-se no adufe, instrumento musical tocado em Idanha-a-Nova desde a Idade Média.

Fora do contexto habitual mas provido das comuns maravalhas, na peça o membrafone árabe apresenta-se como uma manta que representa o vestuário tradicional da região, evocando as rendas do enxoval (das colchas e dos lenços bordados às fitas de cetim cosidas aos lençóis), a mantilha que a noiva utilizava no casamento, e outros pedaços do universo feminino como as saias debruadas a cores garridas.

Nas suas visitas ao concelho, a investigadora no MIRIAD, responsável pelos projetos "Vilas no interior de Portugal" e "Design contra a Desertificação" onde se centra em novas e sustentáveis formas de design rural, entrevistou várias pessoas, com as quais aprendeu quer a construir e a enfeitar os adufes, quer as histórias que transpõe para as suas propostas criativas.

Herança patente nos versos de canções do folclore regional como a "Senhora do Almortão", a qual, pela voz de Filipe Faria, acompanha "A Manta" e a exposição itinerante "21st Century Rural Museum", de que Cristina é curadora.



*UMA PRODUÇÃO IGNITE

.
.

Sem comentários: