16/03/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO/CM"

Mudanças à lei eleitoral voltam a ser discutidas em plenário a 21 de março. 

Os diretores de Informação da RTP, SIC e TVI vão ser ouvidos na próxima terça-feira em audição parlamentar, no âmbito dos projetos do PSD/CDS e do PS sobre a Lei Eleitoral, que ontem foram debatidos, e não votados, no Parlamento.


O anúncio foi feito por José Magalhães (PS), que utilizou a expressão 'sprint legislativo' para justificar as audições a José Manuel Portugal, Alcides Vieira e José Alberto Carvalho e o regresso dos diplomas a plenário na sexta-feira 21 de março. Isto para garantir que o cenário das autárquicas não se repete e que haja debates com os candidatos às Europeias. 

Os canais são contra as propostas e admitem não fazer debates.A metáfora do socialista desagradou ao BE. "Não acompanhamos qualquer 'sprint legislativo'", disse Cecília Honório. A deputada quer "calma e ponderação" para "alterações à lei equilibradas", e apontou o dedo: "Não deixa de ser estranho que a RTP alinhe com as privadas." Para António Filipe, do PCP, a ideia de legislar em cima das Europeias é "inaceitável", até porque "as propostas não são boas".

Já Carlos Abreu Amorim, do PSD, referiu que os projetos estão a ser terminados e que há "abertura para todas as sugestões", até porque "não há democracia sem uma liberdade editorial robusta". Mas deixou claro que "o poder legislativo não se deixa pressionar por quem quer que seja" e que as mudanças à lei eleitoral terão em conta os "princípios da liberdade editorial e também os da igualdade das candidaturas". 

* O governo anda a brincar aos "jornalistas", podia dar-lhe para trabalhar.


.

Sem comentários: