03/02/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Gestores da Porsche e VW suspeitos
 de manipulação do mercado

A denúncia ao tribunal de primeira instância de Frankfurt é acompanhada por um pedido de indemnização de 1,8 mil milhões de euros

Os presidentes da Volkswagen e da Porsche foram denunciados na Alemanha por suposta manipulação do mercado na compra frustrada da VW em 2008 pela fabricante de carros de luxo.

A denúncia ao tribunal de primeira instância de Frankfurt é acompanhada por um pedido de indemnização de 1,8 mil milhões de euros contra Ferdinand Piech - neto do fundador da Volkswagen - e Wolfgang Porsche, segundo a imprensa internacional. De acordo com a revista "Der Spiegel", a denúncia é liderada pelo fundo Elliott Associates, do investidor americano Paul Singer.

"A Porsche considera sem fundamento a denúncia de sete fundos especulativos contra o presidente do seu conselho de supervisão, Wolfgang Porsche, e um de seus membros, Ferdinand Piech, que também é presidente da Volkswagen", afirma a Porsche em comunicado.

A tentativa de compra da Volkswagen por parte da Porsche, que permaneceu em segredo durante muito tempo, é objecto de muitas denúncias, tanto na Alemanha como nos Estados Unidos, por parte de investidores que afirmam ser vítimas de uma manipulação do mercado.

Em Outubro de 2008, a Porsche anunciou que era proprietária de 75% da VW. Em consequência, o preço das acções disparou levando os investidores a comprar acções, mas a operação não chegou a concretizar-se. Passado um tempo, foi a Volkswagen que acabou por comprar a Porsche, que se encontra endividada depois da tentativa frustrada de comprar a fabricante alemã.

* Não há seriedade possível quando negócio é de "triliões" mas o juíz dum tribunal de primeira instância não se intimidou com tanta massa e poder, "afinfou" com 1,8 mil milhões de euros.



.

Sem comentários: