HOJE N0
" SEMANA INFORMÁTICA"
Inacatalogo preparado
para conquistar clientes
A Inforap garante que esta ferramenta de marketing
pode fazer aumentar as vendas, mas admite que as empresas ainda olham
com alguma desconfiança para investimentos neste tipo de aplicação.
A Inforap está empenhada em distinguir-se no segmento de pré-vendas com o Inacatalogo,
uma aplicação que permite às empresas apresentarem toda a gama de
produtos que disponibilizam e registarem as encomendas em tempo real,
garantindo a integração com ERP nacionais e internacionais.
«A implantação ainda é diminuta, muito devido à falta de capacidade ou de oportunidade
das empresas para investirem em ferramentas desta natureza, apesar dos
ganhos significativos obtidos com a sua utilização», sublinha Dario Alves, director comercial da Inforap.
De acordo com este responsável, neste momento a solução está a
funcionar em quatro empresas a nível nacional, nomeadamente três ligadas
ao ramo da decoração e uma ao segmento de produtos para casas de banho.
Dario Alves diz que as vantagens desta aplicação são diversas.
«Podemos destacar a qualidade e a eficiência na actuação do vendedor,
dado que a aplicação permite a navegação na gama de produtos, com
diversos critérios de selecção, linhas de produto, famílias, preço, com
todas as informações disponíveis para apresentar ao cliente,
nomeadamente condições comerciais, disponibilidade de stock, tipo de sortido, consulta de encomendas anteriores, entre outras», justifica o responsável.
A aplicação também integra um sistema de business intelligence,que
permite analisar as vendas por clientes, produtos, famílias, entre
outros indicadores. A visualização de imagens e vídeos relativos aos
produtos, em adição às características gráficas e de navegação do iOS, constitui, na opinião do director comercial, uma vantagem significativas para o processo de venda.
O processo funciona de forma «transparente», garante Dario Alves.
Depois de configurada a encomenda, o cliente tem a possibilidade de
validar os produtos encomendados e o custo suportado com a mesma. Depois
de validada a encomenda, o cliente assina no iPad e confirma. Este documento é integrado em back-office e enviado um e-mail de confirmação para o cliente.
«O produto está integrado com o Google Earth, permitindo a identificação da localização dos clientes e a optimização de rotas», acrescenta o responsável.
Quanto a custos, Dario Alves explica que existe um custo para manter o back-office
da solução de aproximadamente 1600 euros, ao qual acresce o custo da
implementação, também de 1600 euros, e o valor da licença por iPad, de
250 euros ou 350 euros, dependendo da opção. Quanto ao payback
do investimento, garante que este depende da dimensão da equipa de
vendas e do volume dos catálogos, mas, em regra, situa-se entre dois e
três anos.
A empresa de Braga, que actua no mercado de desenvolvimento de software
de gestão (ERP) para PME e PMI há 28 anos, assume a distribuição do
Inacatalogo em Portugal, Angola e Moçambique e a sua integração directa
no ERP Inforap VisualSGIX. «Temos vindo a desenvolver
soluções e a disponibilizar serviços que acrescentam valor aos clientes
em vários domínios das tecnologias de informação», sublinha Dario Alves.
Este responsável admite que o facto de trabalhar
directamente com as empresas permite-lhe «identificar melhor as reais
necessidades e desejos dos clientes e actuar de forma a superar as suas
expectativas». «Este é um dos factores de diferenciação perante grande
parte da nossa concorrência», sustenta Dario Alves.
O ERP VisualSGIX e o DMS VisualSGIX (solução
vertical para o sector automóvel) são os produtos principais da Inforap,
que também já verticalizou o VisualSGIX para outros sectores da
indústria e do comércio. «Temos um universo de aproximadamente 400
clientes, distribuídos por Portugal, Espanha, Marrocos e países
africanos de língua portuguesa», avança o responsável.
Questionado quanto à distribuição dos clientes nacionais, Dario Alves
explica que estes estão distribuídos por todo o território, com alguma
concentração na Grande Lisboa e no Grande Porto.
Com uma equipa constituída por 29 pessoas, a Inforap facturou 1,160 mil euros em 2012. Em 2013 a empresa pretende aumentar entre 10 e 20% o valor da facturação.
* É difícil a adopção de novas tecnologias.
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