07/02/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Presidente deu posse ao novo 
Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas
 "Ação de comando deve 
estar centrada nas pessoas"

O Presidente da República adverte para preservação da capacidade operacional das Forças Armadas, tendo em conta os recursos materiais e humanos adequados, situação que deve merecer especial atenção. Cavaco Silva aponta ainda a Saúde Militar como "instrumento indispensável". 

"A preservação da capacidade operacional requer recursos materiais e humanos adequados à manutenção de níveis de treino e operação das forças. 

A Saúde Militar assume-se aqui como um instrumento indispensável do Sistema de Forças Nacional, para assegurar a sua operacionalidade, aumentar a confiança, o moral, o rendimento, a autoestima e o bem-estar das tropas", declarou Aníbal Cavaco Silva. 


O Presidente da República, que é Comandante Supremo das Forças Armadas, discursava após dar posse ao novo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Pina Monteiro, no Palácio de Belém. Cavaco Silva disse em seguida ser "necessário que o processo de instalação e funcionamento do Hospital das Forças Armadas seja concluído com sucesso", frisando que nas situações de "grande constrangimento, é sobre as pessoas que as dificuldades se fazem sentir de forma mais direta e intensa". 

O Presidente da República considerou ser importante que a "ação de comando seja centrada nas pessoas, dando especial atenção aos problemas concretos dos militares", cujas expetativas considerou legítimas. Cavaco Silva sublinhou que "tem sido forte o esforço de contenção, tanto no plano individual, como no plano institucional" na atual "complexa situação financeira" do país e assinalou o "alto sentido de serviço" e o "cumprimento exemplar das missões". 

 "Esta atitude e esta cultura institucional, em que releva a preocupação permanente das Forças Armadas de pôr em primeiro lugar os interesses do país, tornam legítimas as expetativas dos militares de que as reformas necessárias assentem, de modo positivo e construtivo, numa ideia de futuro, para que não sejam percebidas apenas como um exercício de rigor orçamental", apelou. 

O Presidente da República apontou como "pressupostos essenciais ao sucesso das reformas" a "estabilidade, coesão e disciplina das Forças Armadas", a "união e a cooperação entre os ramos militares", a "existência das condições indispensáveis para o exercício do comando por parte dos chefes militares" e uma "relação entre os chefes militares e a tutela baseada na lealdade e frontalidade". 

Dirigindo-se ao novo CEMGFA, Cavaco Silva lembrou que lhe cabe "exercer o dever de tutela inerente à função de comando, acompanhar a preparação das leis estruturantes" e "contribuir para que decisões sejam concretizadas num clima de cooperação, coesão e consenso com os responsáveis políticos da área". 

* Somos um país com mais generais que índios.

.

Sem comentários: