14/02/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim 
Apesar do mau tempo... 
o amor anda no ar!

 São Valentim é o santo que dá nome ao famoso Dia dos Namorados, um momento de ternura vivido intensamente em vários países. O amor anda no ar, de mãos dadas com a paixão, e este pode ser o momento ideal para o “cupido” ver nascer mais um maninho… Neste dia, de cor branco puro e encarnado vivo, ninguém fica indiferente e mesmo os que não têm namorado(a) imaginam como seria a sua “cara-metade” ideal! E nem o mau tempo afasta o par de pombinhos que, certamente devido à chuva e vento fortes, preferem o calor de uma reconfortante e romântica lareira em vez da fria e despida praia... 

 Denise Pessoa 

A história diz que o Imperador Cláudio II, durante o seu reinado, proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. No entanto, um bispo romano, que se chamava Valentim, continuou a realizar casamentos mesmo sem o consentimento do imperador. 


Quando foi descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, recebeu apoio de milhares de pessoas que acreditavam no amor, sendo que uma delas era uma jovem cega, que se chamava Astérias. 

Esta era filha do guarda da prisão, que lhe concedeu autorização para visitar Valentim. Reza a lenda que os dois se apaixonaram, e que, por milagre, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou, assim, a escrever cartas para a jovem dizendo “ De seu Valentim”, expressão que ainda se usa actualmente “ De São Valentim”. 

Valentim foi decapitado no dia 14 de Fevereiro de 270, e, em homenagem ao Santo, esta é a data em que se comemora o “Valentin´s Day”, na Europa e nos Estados Unidos. Hoje, a data é celebrada de várias formas diferentes, dependendo dos países e da sua cultura inerente. 

Em Portugal, as pessoas oferecem presentes à sua “cara-metade”, como simbolismo do seu amor por ela. É uma altura favorável para o comércio, e, quem anda nas ruas, pode observar as montras das lojas apetrechadas dos mais variados presentes, alusivos à data. Ursos de peluches, almofadas, canecas, relógios, porta-chaves e outros adereços muito em conta… 

Depois, existem as chamadas “ideias originais”, e os casais dispõem de um tempinho para estarem juntos, e para “reacender” a chama, uma vez que, com o stress alusivo ao quotidiano e a uma sociedade cada vez mais exigente e competitiva, não possuem de tanto tempo como gostariam para “usufruir” um do outro. 


Os filhos ficam em casa dos avós e os pais vão jantar fora. Os namorados acordam as namoradas com um pequeno-almoço na cama. Depois, existem os excêntricos, que dispõe do seu dinheiro para uma bela viajem a dois a Veneza, Roma ou outro local paradisíaco. 

Uma noite num hotel, num spa … Enfim, para quem quer aproveitar esta data ao máximo, existem mil e uma formas de o fazer, utilizando sempre a originalidade e o romantismo. No entanto, existem pessoas que, apesar de tudo, estão e gostam de ser solteiras. 

Para essas, o “espírito” da data pode ser mais banal. Ainda assim, existem os preferem oferecer presentes a amigos ou pais, como demonstração do seu amor por eles, ao invés dos namorados. No fundo, o Dia de São Valentim é o dia do Amor. 

É a data que celebra este sentimento que todos guardamos no coração e que se tornou tão importante na vida de cada um… 

* Amor aos molhos é o que é preciso.


.

Sem comentários: