05/01/2014

.
2-INESQUECÍVEL

Mourinho: 
"Eusébio é Portugal"

Treinador português lembra que cresceu com "Eusébio e Amália como grandes símbolos de Portugal". 
.
José Mourinho considerou que a morte de Eusébio, na madrugada deste domingo, aos 71 anos anos, "é uma perda para a sua família e amigos mais íntimos", realçando que "aquilo que Eusébio deixa torna-o imortal".


"Cresci com Eusébio e Amália como grandes símbolos de Portugal. E é nessa perspetiva que os continuo a ver. São imortais", destacou, em declarações à RTP. "Foi sempre referência importante por aquilo que foi no futebol, pelos valores, princípios e sentimentos que foi sempre transmitindo, mesmo depois de deixar de jogar. Isso faz dele uma pessoa única no futebol português, que deixa um vazio grande, mas, como disse, vejo-o nessa perspetiva de imortalidade", acrescentou.

O técnico do Chelsea defendeu, ainda, que se Eusébio fosse futebolista no século XXI poderia mesmo estar ao nível dos melhores do mundo. "Numa geração, e numa altura completamente diferente, foi aquilo que foi. Ao fazer um paralelismo com o que são agora os melhores do Mundo, tem de se pensar no que ele poderia ser hoje, se tivesse 20 ou 30 anos e fosse jogador de futebol. Sem os meios e máquinas que há agora por trás [do fenómeno do futebol], conseguiu coisas incríveis", avaliou.

"A minha geração ainda tem Eusébio na memória. Lembro-me de ver Eusébio a jogar contra o meu pai. Tem significado especial que não podemos deixar de trazer para as gerações de agora: a imortalidade de um homem que foi tudo para Portugal num período em que Portugal era aquilo que era, e o Mundo completamente diferente. O meu filho sabe quem é Eusébio, sem nunca ter visto o que ele fez", concluiu.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
05/01/14

.

Sem comentários: