08/01/2014

.
HOJE NO
"i"

Guerra santa no Porto. 
Cancelado encontro de diálogo
.entre judeus e católicos

Conflito entre padre católico e Comunidade Israelita do Porto levou ao cancelamento de oração conjunta. Na origem do conflito está a construção de um museu judaico

Estava marcado para a próxima semana, mas foi adiado. O Encontro Diálogo e Reconciliação ia juntar católicos e judeus numa oração comum no Porto, mas uma guerra que envolve a construção do Centro Interpretativo da Memória Judaica, liderado por um sacerdote católico, levou ao cancelamento.

Foi o próprio padre Agostinho Jardim, que lidera o projecto e estava por detrás da organização do encontro, quem decidiu adiar. "Já tínhamos as presenças confirmadas de rabinos e chefes de comunidades de todo o país, mas entendi que não havia condições", adiantou ontem o sacerdote ao i.

Na origem do cancelamento está uma disputa entre católicos e judeus do Porto em torno de uma espécie de museu dedicado ao judaísmo, que Agostinho Jardim quer construir. A história começa em 1997, quando o padre, responsável pelo Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, decidiu comprar uma casa para fazer um lar de idosos. Meses depois percebeu que havia uma parede falsa e quando a mandou derrubar encontrou vestígios de uma antiga sinagoga.

A parede tinha um ehal, um nicho onde se guardava a Tora. "Desde essa altura começámos a receber visitas de turistas e judeus de todo o mundo", conta o sacerdote, que passou a fazer visitas guiadas. "Até que pensámos em criar uma espécie de museu, para valorizar o espólio e receber os turistas de forma adequada", recorda. O antigo embaixador de Israel em Portugal chegou a visitar a casa várias vezes e, segundo Agostinho Jardim, foi um dos principais responsáveis por conseguir que o imóvel fosse considerado monumento nacional - o que veio a acontecer. 

* As religiões são o ópio dos povos ...

.

Sem comentários: