21/05/2013

ANA NI RIBEIRO

.


Siga o seu coração,
foi ele que o trouxe aqui

A Fundação Portuguesa de Cardiologia dedica mais uma vez, o mês de Maio ao Coração, no sentido de alertar os portugueses para a importância de prevenir os factores de risco das doenças cardiovasculares, adoptando estilos de vida saudáveis.
Esta iniciativa é tanto mais importante, quanto as doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte em Portugal. A taxa de mortalidade devido à doença cardiovascular é mais elevada do que o cancro da mama no que toca ao sexo feminino. É necessário alertar a população para a necessidade de serem tomadas medidas urgentes para salvar vidas das mulheres e das crianças. É um mito que as doenças cardiovasculares apenas afectam os idosos, sexo masculino e populações ricas. Estas doenças afectam tanto homens como mulheres. Contudo o risco é gravemente subestimado. De facto, as doenças cardíacas causam a morte de 1 em cada 3 mulheres.


É necessário aprender a verdade sobre o seu risco de doença cardiovascular e tomar medidas para nos protegermos e às nossas famílias.

As crianças também são vulneráveis: o risco pode começar antes do nascimento e aumentar mais durante a infância com a exposição a dietas pouco saudáveis, ao sedentarismo e fumo dos cigarros.
As sociedades modernas expõem as crianças a factores de risco quando oferecem dietas calórica ricas em gorduras “más” e açúcares e desencorajam a actividade física. 



Por vezes é mais fácil dizer do que fazer, no entanto, pequenas mudanças podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. É necessário e urgente actuar para proteger o coração saudável das crianças, para que se evite, no futuro, o impacto físico, emocional e económico das doenças do coração e dos acidentes vasculares cerebrais.


O que fazer?
A Alimentação Saudável: variada, com legumes, frutas, cereais completos, azeite e gorduras vegetais, peixe, carnes magras e com redução do sal, é fundamental. Controle o seu peso, o perímetro abdominal e deixe de fumar.

Torne a bicicleta a sua melhor amiga! - 30 minutos de actividade física de intensidade moderada, 5 vezes por semana é quanto basta para reduzir o risco de doença cardíaca;
Troque um chocolate por uma peça de fruta - uma alimentação saudável que seja rica em frutas, peixe e vegetais ajuda a prevenir as doenças do coração e os acidentes vasculares cerebrais;

Perca peso;
Banir o tabaco em casa é proteger o futuro da sua família. Ensinar as crianças o perigo de fumar, pode ajudá-las a serem elas próprias a optar por não fumar.
Por si, e por quem gosta de si, cuide do seu coração.

IN "CORREIO DO MINHO"
12/05/13

.

Sem comentários: