16/12/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Encargos com medicamentos 
inovadores crescem quase 35% em 2013

Os encargos com medicamentos inovadores, em ambulatório e em meio hospitalar, cresceram quase 25% neste ano comparativamente com 2012, referem dados do Infarmed.

De Janeiro a Setembro deste ano, os dados de projecção para a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos inovadores autorizados foi de 73 milhões de euros.
 
UM TÍTULO DESTE JORNAL
Até final do ano, o Infarmed perspectiva que esse montante supere os cerca de 98 milhões.
"Estes dados traduzem um claro crescimento na utilização do SNS de medicamentos inovadores, em benefício do acesso do cidadão à mais recente inovação terapêutica e dos ganhos em saúde gerados por estes medicamentos", refere comunicado o Infarmed.

Em 2011, a despesa total com medicamentos inovadores "com avaliação prévia aprovada foi de 55,9 milhões", enquanto fixou-se "em 74 milhões de euros em 2012".

No ambulatório, a despesa total encontra-se em 12,9 milhões de euros de Janeiro a Setembro deste ano, registo superior aos 11,3 milhões de euros em 2012 e aos 7,9 milhões de euros em 2011.
Até 31 deste mês, o Infarmed estima que a despesa com medicamentos inovadores em ambulatório atinja cerca de 17 milhões.

No conjunto da despesa, o Infarmed prevê no final de 2013 um encargo do SNS com medicamentos inovadores, em ambulatório e em meio hospitalar, de cerca de 115 milhões de euros, representando um aumento de cerca de 35% face a 2012 (85,3 milhões).

"A inovação terapêutica pode ter um impacto importante na evolução dos cuidados de saúde", referiu o Infarmed, acrescentando que "os doentes têm acesso aos medicamentos inovadores, por decisão clínica da unidade hospitalar onde o doente é seguido, através de autorizações excepcionais concedidas individualmente a cada doente".

No que concerne aos dois medicamentos para o tratamento da Hepatite C em avaliação no Infarmed, "o acesso tem sido garantido por este tipo de autorizações, as quais têm registado um crescimento face ao ano anterior".

O Infarmed esclareceu que, em 2012, foram concedidas 136 autorizações excepcionais para os dois fármacos, num valor total de despesa de cerca de 1,1 milhões de euros e, em 2013 (até Setembro), foram concedidas 203 autorizações num valor de despesa de cerca 2,4 milhões de euros.

* Diz o Dr. José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos: "Há doentes com hepatite C a serem condenados à morte".

.

Sem comentários: