23/12/2013

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Portugal pior que a Europa 
no consumo cultural

Índices culturais da população nacional com resultados negativos.

Os portugueses estão na cauda da Europa no que aos índices de consumo cultural diz respeito. Segundo um estudo da Comissão Europeia, que envolveu cerca de 26 mil cidadãos europeus, mais de metade da população (59%) tem um nível de participação em bens culturais muito baixo, 39% tem um nível médio e 6% um nível alto ou muito alto.
Ver ou ouvir um programa de TV ou rádio continua a ser a atividade favorita.
Questionados sobre quantas vezes o fizeram nos últimos 12 meses, 61% dos inquiridos responderem positivamente, um valor abaixo da média europeia, que se situa nos 72%. 
Apenas 29% dos portugueses foram ao cinema, contra 52% da média europeia, 27% visitaram um monumento histórico (média da Europa é de 52%), a visita a museus ou galerias de arte ficou-se pelos 17% (37% na Europa), e apenas 15% visitaram uma biblioteca pública (a média europeia é de 31%). 

Mas os números são ainda mais preocupantes no que à leitura de um livro diz respeito (40%), na ida a um concerto (19%), ao teatro (13%) ou a um espetáculo de dança ou ópera (8%). Nestes campos, Portugal regista os piores resultados entre os 27 países em que o estudo se realizou.
Em sentido contrário, a Suécia tem os melhores índices, vencendo em todos os itens, à exceção da ida ao cinema, onde é a Dinamarca que sai vencedora.
Quanto às razões que levam à falta de participação nas atividades culturais referidas, a maioria dos portugueses apontaram a falta de interesse, os elevados custos (fator comum a Portugal, Grécia e Espanha, países em crise económica) e a falta de tempo como os principais motivos.

* A "KOLTURA" LUSITANA...

.

Sem comentários: