23/12/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Portugal foi o país onde
 a 'troika' mais errou 

Foi anunciado que o PIB subiria 1,2% em 2013 e 2,5% em 2014 no entanto, a realidade é que cairá 1,8% este ano para crescer apenas 0,8% em 2014, sublinha hoje o 'El País' num artigo dedicado a Portugal. 
O cálculo do impacto da austeridade conduziu a vários erros nas previsões de crescimento dos países sobre programas de resgate. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), Portugal foi o país onde se registaram mais erros de avaliação.


O jornal espanhol "El País" escreve hoje que "até ao momento, tanto as informações das últimas avaliações da troika - formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - como da diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, já admitiram que houve "erros" nas previsões de crescimento dos países resgatados (Grécia, Portugal e Irlanda). 

O FMI calculou que Portugal cresceria 1,2% em 2013 e 2,5% em 2014 no entanto, a realidade é que, segundo o governo português, a economia descerá 1,8% este ano e subirá apenas 0,8% em 2014.

No caso português, as falhas sobre as previsões de crescimento da economia foram "significativamente" superiores às dos outros países resgatados, afirma o FMI. "Ainda que as previsões para Portugal sejam comparáveis às dos outros países, o erro de cálculo foi significativamente maior", disse o Fundo.

* TROIKERAM-NOS! Mas o nosso governo só fala para consumo interno, lá fora genuflecte.

.

.

Sem comentários: