HOJE NO
"RECORD"
Rúben Faria:
«Quero fazer melhor do que já fiz»
O piloto Rúben Faria (KTM) vai participar no rali Dakar'2014 com a
ambição de "melhorar o segundo lugar" do ano passado e vencer, mas
ressalva que terá de ultrapassar uma lesão ainda não totalmente curada.
"Para
2014 o objetivo é fazer o melhor possível. Eu venho de uma lesão que me
aconteceu em agosto e ainda não está 100 por cento curada. Mas vou dar o
meu melhor, o meu máximo, e, claro, quero fazer melhor do que já fiz,
que foi o segundo lugar", disse esta segunda-feira o piloto
todo-o-terreno, à margem de uma receção oficial do secretário de Estado
do Desporto e Juventude a todos os participantes portugueses na prova.
O
motard ressalva que o Dakar é uma prova especial e que muita coisa pode
mudar de edição para edição. "Cada ano é um ano. O Dakar não é um nem
três dias, são 15 dias de dureza, de sofrimento. Mexe com muita coisa:
esforço físico, psicológico, mota, é preciso muita sorte também", disse
Rúben Faria, que pela primeira vez nesta edição não estará em prova como
mochileiro do principal piloto da KTM.
"O meu trabalho de
'mochileiro' já ficou para trás. Obviamente que, se eu não me sentir a
100 por cento fisicamente e se alguém da equipa precisar de ajuda e eu
não estiver bem classificado, obviamente que vou ajudar", explicou o
piloto. Em 2013, na edição do Dakar em que ficou em segundo lugar, Rúben
Faria esteve totalmente dedicado a ajudar o francês Cyril Despres
(então na KTM e agora na Yamaha).
"O meu objetivo principal
era ajudar o Cyril Despres. Agora vou trabalhar para mim, portanto, vou
concentrar-me nos meus objetivos: fazer a prova dia-a-dia, melhorar
fisicamente - porque o tempo foi passado em fisioterapia à mão, não em
treino. Mas estas provas e o desporto são mesmo assim", disse.
Nove
pilotos portugueses vão enfrentar um rali Dakar'2014 mais longo, cuja
35.ª edição, sexta na América do Sul, cresceu cerca de 1.000 quilómetros
e fará uma inédita incursão na Bolívia. Com mais 400 pilotos inscritos -
incluindo sete portugueses nas motos e dois nos carros -, esta edição
será disputada de 05 a 18 de janeiro de 2014, entre Rosario, na
Argentina, e Valparaiso, no Chile, com uma passagem nos planaltos da
Bolívia reservada em exclusivo aos motards.
O itinerário do
mais importante rali todo-o-terreno do Mundo terá 9.374 quilómetros para
os carros, dos quais 5.552 de "especiais", enquanto as motos terão de
percorrer 8.734 quilómetros, incluindo 5.228 de troços cronometrados,
repartidos em ambos os casos por 13 etapas.
* Melhor que vencer é recuperar a lesão por completo, embora lhe desejemos o maior sucesso.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário