04/12/2013

.
HOJE NO
"RECORD"

Rui Pedro Silva ataca o pódio no Europeu

Quinto em 2006, sexto em 2010 e oitavo em 2008, Rui Pedro Silva é a principal figura da equipa sénior masculina que irá estar no próximo domingo no Europeu de Corta-Mato, em Belgrado. Depois de correr a Maratona do Porto há um mês (3 de novembro), ganhou, destacado, o Cross Cidade de Amora, prova de seleção para o Europeu, há semana e meia. 


A poucos dias do Europeu, está otimista. “Ainda não conheço o percurso mas, pelo que tenho lido, vai estar muito frio, se calhar até neve. Nunca corri nessas condições, mas... será igual para todos”, começou por dizer o atleta do Benfica que chegou a pôr em dúvida a presença no Europeu, por falta de apoio da Federação. “Como disse, falei depois com o meu treinador [João Campos] e com o meu clube, e entendemos que, pela forma como havia corrido aquele corta-mato, seria uma boa aposta ir ao Europeu”, explicou.

Agora, o objetivo é melhorar. “O intuito é fazer melhor do que o 5.º lugar de 2006, o que não será fácil, pois há cada vez mais atletas [africanos] naturalizados. Por isso, digo que será muito difícil atingir o pódio. Mas... não é impossível.”

Só após o Cross de Amora é que Rui Pedro Silva fez dois treinos para o corta-mato, mas isso não parece preocupá-lo. “Quem já o fez não esquece e eu já fui campeão nacional de corta-mato [em 2007], habituo-me bem.”

Equipa. Nos últimos dez anos, Portugal subiu ao pódio masculino em 2006 (3.º), 2007 (2.º) e 2010 (2.º), descendo na época passada ao 11.º posto, o pior de sempre. Como será este ano? “Vai ser muito complicado voltarmos ao pódio, já que não temos uma equipa como já tivemos. Na última vez que fomos ao pódio, em 2010, fechámos a equipa com o Rui Silva em 17.º lugar. 

Não sei se, desta vez, conseguiremos ter dois atletas entre os 20 primeiros, e o ideal era metermos os quatro até ao 20.º/25.º posto. Mas não tenho dúvida de que cada um de nós vai dar o seu máximo”, conclui Rui Pedro Silva que, no que se refere às críticas que fez à Federação depois do Cross de Amora, afirma que ninguém falou com ele e que, segundo informações que tem, o apoio médico na Maia, que foi interrompido há uns meses, ainda não foi retomado.

* Parece que existem federações cujo apoio aos atletas deixa muito a desejar. Para o Rui boa sorte, claro!


.

Sem comentários: