28/12/2013

.
HOJE NO
"A BOLA"

Desempate na guerra dos sexos

Contagem decrescente para o fim das tréguas na guerra dos sexos da São Silvestre de Lisboa, cuja sexta edição realiza-se hoje, tendo a Avenida da Liberdade por palco central.

Homens versus Mulheres, todos pertencentes à alta competição, dá o mote ao despique iniciado em 2009 e empatado desde a última edição. Com vitórias em 2009 e 2010, Dulce Félix e Jéssica Augusto propõem-se recuperar o ascendente perdido em 2011 e 2012, com os sucessos de Hermano Ferreira e de Rui Silva.

Deste quarteto, a organização só não resgatou o atleta do The Cleans neste ano e reforçou-o com Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, pelas mulheres, e Ricardo Ribas (2.º em 2008 e 3.º em 2011) e Luís Feiteira (3.º em 2009, 2011 e 2012), pelos homens.

«Este despique é uma adrenalina extra. Sentimos esta picardia. Sinto-me motivada com estes desafios, estes objetivos...», admitiu a campeã europeia de corta-mato de 2010, Jéssica Augusto, ontem, em declarações n’A BOLA TV, que transmite a São Silvestre de Lisboa em direto e em exclusivo.

A denominada guerra dos sexos dominou ainda as piadas da conferência de Imprensa de apresentação do evento, ontem, na Praça dos Restauradores, em Lisboa. As alterações no trajeto dos 10 quilómetros, com o maior protagonismo da Avenida da Liberdade e mais desenvolvido na zona ribeirinha, foram o principal alvo da troca de piropos entre as duas fações.
As atletas partem primeiro, com um handicap de 2.54 minutos, a diferença entre os registos dos primeiros homem e mulher a concluir a distância em 2012. Os adversários ganham se recuperarem essa vantagem.
«A Câmara de Lisboa sempre a melhorar o percurso, mas a favor das meninas», gracejou Ricardo Ribas, na presença do vereador do Desporto, Jorge Máximo. «A menina Dulce sempre a queixar-se dos buracos e do piso e tem um novo nalgumas ruas. Não sei se pagou...» A campeã europeia dos 10 mil metros, de sorriso fácil, gozou o momento. «Preparem-se, homens, porque vamos dar luta! O percurso e o handicap ajudam-nos. Se as mulheres se entreajudarem, sairão beneficiadas», apelou a benfiquista.

A vitória pode decidir-se na rotunda do Marquês de Pombal. Para Jéssica Augusto, caso as mulheres atinjam o monumento em vantagem, podem ganhar, até porque o quilómetro final acontece sempre a descer. Enquanto o medalhado de bronze nos 1500 metros de Atenas-2004, Rui Silva, antecipou que os homens terão hipóteses de anular o handicap no final da São Silvestre de Lisboa. 

* Torcemos por ambos os sexos, o que seria dum sexo sem o outro.

.

Sem comentários: