18/11/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Directores do IKEA detidos sob suspeita de espiarem empregados e clientes

O director executivo e o director financeiro do IKEA de França foram detidos hoje pela polícia para serem interrogados relativamente a alegações de que a empresa terá usado ficheiros policiais para espiar funcionários e clientes, adiantou fonte judicial. 

Stefan Vanoverbeke, o diretor executivo, e Dariusz Rychert, diretor financeiro, foram hoje formalmente detidos para interrogatório policial em Versalhes, avançou a agência noticiosa francesa AFP, que acrescentou que também o anterior diretor executivo da empresa, Jean-Louis Baillot, foi interrogado.

Quatro agentes da polícia foram também acusados e são suspeitos de terem aceitado subornos do IKEA França em troca de informações confidenciais.

A empresa de mobiliário e decoração de origem sueca confirmou os interrogatórios, mas recusou fazer qualquer comentário.

A justiça francesa lançou em abril de 2012 uma investigação a alegações de que o IKEA teria pago para ter acesso ilegal a ficheiros policiais secretos para obter informações sobre empregados e clientes.

Com o intuito de reparar a sua imagem pública, a empresa despediu, na sequência da investigação, quatros dos seus empregados, tendo também desencadeado um inquérito interno e estabelecido um código de conduta para evitar novos escândalos.

* Passe a verificar se há câmaras ou gravadores nos kits nas compras que agora fizer, eh,eh,eh.

.

Sem comentários: