HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Novo modelo regulatório das estradas
. seguirá “standards” da UE
Final de Outubro foi a data referida pelo Governo
ao FMI, no âmbito da oitava e nona avaliações, para a conclusão da
revisão do quadro regulamentar do sector rodoviário e ferroviário, que
forma parte da estratégia para alcançar a sustentabilidade nesses
sectores.
As alterações, diz, serão no sentido da
redução das exigências de operação e manutenção e grandes reparações,
em linha com os “standards” da União Europeia. Ou seja, serão
aligeiradas algumas das exigências ao nível do serviço, adequando-as aos
padrões europeus.
O IMBRÓGLIO |
Até agora, o Executivo não divulgou as alterações ao modelo
regulatório do sector rodoviário, que pretende que passe a vigorar ainda
este ano.
Relativamente às PPP, o Governo adianta terem sido tomadas medidas adicionais para conseguir um modelo de PPP responsável.
“O objectivo é gerar poupanças permanentes através da racionalização
do OPEX , CAPEX e taxa interna de rentabilidade dos parceiros privados”,
recorda, acrescentando que no caso de subconcessões, poupanças serão
gerados reduzindo também o objecto dos contratos relevantes.
Até agora foram assinados memorandos de entendimento com a maioria
das concessionárias, que dão “boas perspectivas de alcançar a meta de
poupança de 300 milhões em 2013.
Em segundo lugar, refere, a unidade do Ministério das Finanças para
as PPP “está a ganhar um papel fundamental, trabalhando no sentido de
aumentar a transparência orçamental, melhorar a elaboração de relatórios
sobre as PPP e ampliando seu campo de acção a outros sectores,
nomeadamente saúde e segurança, e aconselhando a Região Autónoma da
Madeira”.
* A regulação em Portugal só será efectiva quando se resolver o "cancro" das PPP's rodoviárias e os conluios de políticos com os patos bravos do betão.
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