13/11/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Produção industrial 
subiu 1,3% em Setembro

Dados ficam acima das médias da zona euro e União Europeia mas abaixo dos 11,7% registados pela Irlanda.

A produção industrial subiu 1,3% em Setembro em Portugal quando comparado com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Eurostat. O aumento fica acima das médias da zona euro e da União Europeia que se situaram nos 1,1% e nos 1,2%, respectivamente.


No entanto o país que mais se destaca pela positiva é a Irlanda cuja produção na indústria cresceu 11,7%, seguido pela Roménia com um acréscimo de 8,9%. Pela negativa, o Luxemburgo apresentou uma quebra de 4%.

Ao nível da zona euro, a produção de bens não duradouros, bens intermediários e os bens de capital justificam os ganhos, enquanto a produção de bens duradouros sofreu a maior queda.

Mas se os dados forem comparados com o mês anterior, então Portugal lidera as quedas com a produção industrial a descer 11,2%, seguido pelo Luxemburgo, com um decréscimo de 4,1%.

* Trocando por miúdos para não ficarmos baralhados, relativamente a Setembro/2012 a produção subiu os tais 1,3%, mas em relação a Agosto/2013 a produção industrial desceu 11,2%, esta engenharia de números e o modo como eles se apresentam tem que se lhe diga...
O título da notícia devia ser assim:
ESTE ANO, DE AGOSTO PARA SETEMBRO, A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DESCEU 11,2%! 

.

Sem comentários: