22/11/2013

.
HOJE NO
"RECORD"

Empreiteiro do CAR da Nazaré
 ignora ultimato da câmara

O empreiteiro do Centro de Alto Rendimento de Surf ainda não concluiu as obras e a Câmara Municipal da Nazaré quer estudar alternativas que viabilizem a conclusão do projeto sem ter de devolver fundos comunitários. 

A empresa de construção deveria ter entregado, até à meia-noite de quinta-feira, um plano para a conclusão da obra do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf da Nazaré, mas "não entregou qualquer documento", pelo que a edilidade vai solicitar aos gestores dos fundos que "ajudem a encontrar uma alternativa", disse hoje à Lusa Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré. Em causa está o risco de a autarquia perder o direito à comparticipação comunitária de 80 por cento do valor da obra e ter até que devolver fundos já recebidos através do POVT -- Programa de Valorização do Território.

De acordo com autarca, "cerca de 50% da comparticipação foi já paga ao empreiteiro", mas a obra continua por concluir o que levou a autarquia a dar um prazo de dez dias à empresa para dar provas de "ter capacidade para resolver o problema". O ultimato ficou sem resposta e a Câmara espera agora "encontrar uma alternativa que permita concluir aquele equipamento", acrescentou o autarca. O Carsurf foi inicialmente adjudicado à firma JCE, Lda pelo valor contratual de 678.329,51 euros, mas empresa acabou por falir, quando estavam realizados trabalhos no valor de 66.511,65 euros.

Um segundo concurso ditou a adjudicação à empresa Paulo & Filhos, S.A., em junho de 2011, estipulando o contrato que a obra deveria ser concluída num prazo de 365 dias a partir do seu início, a 14 de novembro do mesmo ano. A adjudicação teve o valor contratual de 555.272,13 euros e, segundo a autarquia, "até ao início de novembro estavam apenas efetuados trabalhos no valor de 377.063,89 euros",ou seja, "67,91%" da obra. 

Uma informação do departamento de obras públicas da Câmara da Nazaré, a que a Lusa teve acesso, justifica o atraso com o facto de a firma adjudicatária ter "imprimido um ritmo muito lento na execução, apesar de todos os esforços envidados pela fiscalização".

* Nem pensar queremos no flop que poderá acontecer, a Nazaré passou a ser uma referência no mundo do surf, vai trazer negócio para o concelho, golpes baixos não, seja de quem for.

.

Sem comentários: