04/10/2013

.
HOJE NO

"i"


Pacheco Pereira propõe listas 
de independentes na Assembleia

Pacheco Pereira propôs uma alteração da lei eleitoral, de forma a permitir listas independentes de deputados na Assembleia da República.

Para Pacheco Pereira, "o fenómeno dos independentes, com esta força, com estes votos, vai muito para além da mecânica interpartidária", acrescentando que "a grande lição que se devia tirar em termos de legislação eleitoral é que é necessário alterar a lei eleitoral para a Assembleia da República para permitir listas de independentes". Assim, defende, "também na assembleia, os partidos passam a pensar duas vezes antes de fazer as listas que têm feito".
O analista político considera que estas eleições "foram muito interessantem porque perturbaram o sistema político".
No programa "Quadratura do Círculo" na Sic Notícias, Pacheco Pereira salientou que "as listas de independentes deram uma lição aos partidos pelas suas más escolhas a nível local" e que "o fenómeno dos independentes mostra que os eleitores não estão satisfestitos com a hegemonia dos partidos na vida pública".

* Desde que somos pensionistas deste blogue que defendemos a criação de círculos uninominais eleitorais para o parlamento. 
Existem milhares de cidadãos honestos  e competentes para desempenhar melhor o papel de deputado que  os carreiristas dos partidos, vazios de experiência na sociedade civil e sem maturidade. É necessária a existência de partidos mas não estes que transformaram a Assembleia da República num covil  de nepotismo e falcatruas.
Existe outra aberração legislativa que impede o cidadão de comprar títulos  de dívida pública, enquanto os bancos  que colaboraram activamente na desgraça deste país o podem fazer.
.

Sem comentários: