02/10/2013

.

 HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"
Eduardo dos Santos recebeu 
Ricardo Salgado

José Eduardo dos Santos recebeu hoje em Luanda o presidente executivo do Banco Espírito Santo, com quem analisou actividades deste banco no mercado angolano.
 
No final do encontro, Ricardo Salgado disse à imprensa que o BESA pretende alargar os investimentos em Angola em 500 milhões de dólares (cerca de 370 milhões de euros), tendo em vista "contribuir para o desenvolvimento económico de Angola", lê-se no despacho da Angop.

"Temos em marcha um aumento de capital para dar maior capacidade financeira para a expansão que também temos a nível regional, pois como sabem o Banco Espírito Santo Angola tem aumentado o número de sucursais em Angola de uma forma significativa ", disse.

Ricardo Espírito Santo destacou o facto de o mercado angolano estar a atravessar um "desenvolvimento extraordinário", razão pela qual o BESA pretende continuar a investir no país.
Nesse sentido, anunciou que o BESA e a construtora portuguesa Teixeira Duarte iniciarão, ainda no primeiro semestre de 2014, a construção de um hospital em Luanda.

O despacho da Angop é omisso quanto a qualquer referência à ESCOM na audiência que José Eduardo dos Santos concedeu a Ricardo Espírito Santo.
A ESCOM, que pertencia à área não financeira do Grupo Espírito Santo, é um dos maiores investidores em Angola com interesses desde a exploração de mineração à construção.
Em Maio passado, em declarações em Lisboa à imprensa, Ricardo Espírito Santo, então na qualidade de presidente do Grupo Espírito Santo, disse que ainda só tinha sido recebido o sinal da venda da ESCOM à petrolífera angolana Sonangol.

Na ocasião, o presidente do BES acrescentou que acreditava que o negócio se concretizaria, ainda que "com alguns ajustamentos".
Salgado admitiu que, depois da transacção feita em Dezembro de 2010 e do pagamento do sinal, "surgiram dificuldades". Mas acrescentou que essas dificuldades estão a ser negociadas e que o Grupo Espírito Santo tem uma "expectativa positiva da solução do assunto da ESCOM".

 * Um banqueiro que se relaciona com um dos mais medonhos ditadores do planeta rege a sua vida por princípios democráticos???

.

Sem comentários: