26/10/2013

.
HOJE NO
" DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Fugas de informação de Snowden,
 as mais graves de EUA

O antigo número dois da CIA Michael Morrell defendeu, esta sexta-feira, que as revelações de Edward Snowden ajudaram os adversários dos Estados Unido e representaram a mais grave fuga de informação classificada na história do país. 
Numa entrevista, na sexta-feira, ao programa "60 minutos", do canal CBS, Michael Morrell, que foi vice-diretor e diretor interino da agência de serviços secretos norte-americanos, disse que as revelações do antigo técnico da CIA prejudicaram os esforços de rastreamento de eventuais ameaças terroristas.


"Penso que é a mais grave fuga - a mais séria a comprometer informação classificada na história da comunidade de inteligência dos Estados Unidos", afirmou Morrell, que recentemente, e ao fim de 33 anos, deixou a CIA.

O ex-número dois da agência de serviços secretos norte-americanos argumentou, por outro lado, que o que Snowden fez foi colocar os americanos em maior risco, acusando-o de ter traído o país: "Os terroristas aprenderam (...) e vão ser mais cuidadosos, pelo que não iremos obter as informações que teríamos obtido de outra forma".

A entrevista será transmitida na íntegra no domingo.
Michael Morrell foi vice-diretor da CIA entre 2010 e 2013, tendo sido nomeado diretor interino por duas vezes, incluindo em novembro do ano passado, depois de o general na reserva David Petraeus se ter demitido na sequência do caso que manteve com a sua biógrafa.

* Ao terrorismo de milícia os EUA respondem com o terrorismo de super potência que é bem pior.


.

Sem comentários: