26/10/2013

.
HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"

Tecnologia pode criar 
dilemas jurídicos no futuro

Juristas devem acompanhar ritmo 
da evolução tecnológica

A evolução tecnológica está a preocupar especialistas na área jurídica, devido aos possíveis dilemas que as novas tecnologias podem causar num futuro próximo. Uma das questões mais discutidas está relacionada com a evolução do sector automóvel, nomeadamente a possibilidade de conduzir um veículo à distância, algo que é já estudado.

Este conceito, baseado em sistemas GPS, levanta várias questões, sobretudo relacionadas com a responsabilização legal em caso de acidente. Burkhard Schafer, professor na Universidade de Edimburgo, referiu à revista New Scientist que um veículo é sempre responsabilidade de quem o conduz, esteja o condutor sentado no próprio veículo ou a operar um sistema à distância.

No entanto, o mesmo especialista nas relações entre o domínio jurídico e as novas tecnologias refere também que será necessária uma significativa dose de bom senso ao abordar estes problemas no futuro, uma vez que é impossível a tecnologia vencer as leis da física. E cita um exemplo: um veículo totalmente automatizado a circular com uma velocidade significativa nunca conseguirá evitar um choque se um peão se colocar à sua frente.
Torna-se, assim, fundamental que a criação de novas leis avance ao ritmo dos saltos tecnológicos, de forma a regulamentar atempadamente situações que possam ocorrer com origem no factor tecnológico. Por este motivo, vários especialistas prevêem um forte crescimento da área jurídica no século XXI. 

* Juristas com mais capacidades para fazer de nós ainda mais robots.

.

Sem comentários: