25/09/2013

HENRIQUE RAPOSO

.







Portugal voltou a crescer: 
não é mérito do governo

 Devido à acção de vários indicadores positivos que estavam a ser ignorados pelo espaço público, Portugal voltou a cresceu (1,1%) depois de 1000 dias de recessão. Ainda é frágil? Claro que é um crescimento frágil, sobretudo num cenário de reduzido investimento estrangeiro . Mas, seja como for, esta é uma boa notícia, uma boa-nova que revela a resiliência da sociedade portuguesa. E deixem-me sublinhar este ponto: o mérito é da sociedade e não do governo , a força motriz da mudança em curso está nas famílias e nas empresas, não está nos ministros. Aquilo que acontece na sociedade não é necessariamente um efeito da acção governamental.

Este crescimento é um movimento orgânico da sociedade, está à margem da mecânica legal e governamental. As empresas conseguiram ganhar quota de mercado no comércio mundial apesar da manutenção do ambiente hostil à actividade empresarial e apesar do aumento da carga fiscal imposta por este governo. Passos e Gaspar aumentaram todos os impostos, foram incapazes de apresentar a tempo e horas um plano de reforma do estado (os debates de hoje - pensionistas e funcionários públicos - deviam ter sido os debates de 2011) e ainda tentaram impôr uma TSU que implicava a perda de um salário por ano para o imposto mais injusto de todos, a segurança social. Como se isto não fosse suficiente, Passos e Portas provocaram uma inconcebível crise política que abriu um rombo na credibilidade do país.

 Não, a acção do governo não é a causa deste crescimento. O mérito é dos empresários que apesar de tudo conseguem exportar a partir de Portugal. O mérito é dos trabalhadores que se sacrificam pelas empresas. Devemos aplaudir estas pessoas, mas não o governo. Aliás, se não conseguir baixar os impostos, se não baixar a despesa de forma definitiva, se não colocar a justiça a executar uma dívida em meses, se não transformar Portugal num local atractivo para o investimento externo, este governo nunca poderá dizer que foi uma das causas da recuperação.

IN "EXPRESSO"
20/09/13

.

Sem comentários: