24/09/2013

.
HOJE NO
"DESTAK"

Dores que se prolongam 
para além da escola

 Cadeiras e mesas escolares pequenas contribuem para dores que se prolongam durante a idade adulta. 

 Que o peso a mais transportado nas mochilas causa dores nas costas dos mais pequenos é certo e sabido. Mas o que um estudo realizado por uma equipa do Laboratório de Biomecânica e Morfologia Funcional da Universidade de Lisboa agora comprova é que as mesas baixas e cadeiras escolares subdimensionadas, onde os alunos passam cada vez mais horas sentados, são também determinantes para as dores lombares sentidas por cada vez mais crianças em idade escolar e adolescentes.


O trabalho, que terá honras de publicação na revista International journal of human factors and ergonomics, conclui que quase dois terços dos alunos estudados (138), comidades entre os 12 e os 15 anos, sofrem de dor nas costas, sendo a grande diferença entre a altura da mesa e a altura do cotovelo associada a uma maior probabilidade de sofrerem com este problema. 

Por isso, os especialistas reforçam «a importância de estudar o ambiente escolar para estabelecer programas preventivos para a dor nas costas em jovens». Até porque é reconhecido que quem sofre na infância tem tendência a sofrer também na fase adulta, a não ser que o problema seja adequadamente tratado.

* Uma informação que pode dar geito:
- O ser humano é o único  mamífero que se senta em cima do rabo, cócix. Qualquer pessoa sentada está a exercer uma compressão em toda a coluna vertebral no sentido de baixo para cima.
- Se tiver paciência faça o seguinte: pegue em duas toalhas de rosto enrole-as uma na outra de modo a fazer um "chouriço" e antes de se sentar coloque-o no tampo de modo a ficar sensivelmente sob a linha média das coxas. Deste modo o cócix fica suspenso do assento por um pequeno vão que evita a pressão acima mencionada. Ajuste a posição do rolo consoante o comprimento das coxas e não se esqueça de se encostar ao espaldar. Ao fim de poucos dias sentirá diferença na sua coluna.

.

Sem comentários: