02/09/2013

.

HOJE NO
"RECORD"

Emanuel Silva: 
«Estes dois nomes não vão
 sair do desporto nacional»

Os canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, campeões do Mundo de K2 500, consideraram este doningo que o êxito internacional é menos complicado quando ambos os elementos puxam para o mesmo lado.
"Quando todos remamos para o mesmo sentido, os resultados aparecem, seja no desporto, vida pessoal ou profissional. No desporto ainda mais, porque toda a gente quer ganhar, ser o melhor. Fundamentalmente, se não tivermos em sintonia, torna-se muito mais difícil", vincou Emanuel Silva, à agência Lusa.

Face à recusa de Fernando Pimenta à seleção, por não poder fazer K1, o K2 vice-campeão olímpico acabou e Emanuel Silva foi "forçado" a juntar-se a João Ribeiro, um plano B que resultou no na conquista do primeiro título mundial absoluto da canoagem portuguesa, em pista.

"O segredo do sucesso é que não há dois, mas apenas um no barco. Somos uma equipa. Juntos, queremos chegar o mais rápido possível à meta. Independentemente de muito ou pouco treino que tivemos. Foi o possível. O João quer e eu também. Ambos temos talento. Temos de o aproveitar e colocá-lo no barco. Ficou provado que juntos, enquadrados e a puxar para o mesmo sítio, conseguimos bons resultado", reforçou.

Emanuel Silva (Sporting), que tinha sido campeão do mundo júnior, destacou a "crença" da dupla e a "força" que "ajuda a vencer e a ultrapassar obstáculos".

"Vamos ficar mais uma vez na história. Estes dois nomes não vão sair do desporto nacional, da nossa modalidade", concluiu.

João Ribeiro (Benfica) diz estar a viver uma "sensação fantástica", até porque, reconhece, a dupla não estava à espera: "Sabíamos que podíamos lutar por uma medalha, felizmente calhou-nos o ouro, o que é ótimo".

"Já tinha sido vice-mundo em 2010 com outro colega [Pimenta], agora sou campeão do Mundo com o Emanuel. É muito bom para nós", assumiu.

João Ribeiro destaca o potencial da dupla e afiança que, "trabalhando com mais tempo [apenas treinaram juntos um mês], é possível fazer grandes resultados".

"Esta medalha não vai mudar nada. Para o ano será uma nova época. Continuamos a trabalhar com a mesma humildade e vontade de vencer. Com a mesma força para tirar os melhores resultados para Portugal, como sempre", concluiu.

* Só com muito trabalho estes atletas estão no topo do mundo, vindos de um país em que o povo se embriaga com futebol de má qualidade.


.

Sem comentários: