18/09/2013

.
 
HOJE NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"

Cada trabalhador vindima mais de um hectare nos vinhos verdes

Perto de 22 mil pessoas começam na segunda-feira a cortar as uvas que darão origem a um vinho único em todo o mundo. A produção vai aumentar 15%, mas a meta passa por "criar mais valor". 
A região dos vinhos verdes, que abrange a região noroeste portuguesa, deverá ter uma produção de 75 milhões de litros na campanha de 2013/2014, segundo as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho. A vindima está prestes a começar e vai envolver este ano perto de 22 mil pessoas em quase 25 mil hectares de vinha.

Os números foram avançados esta quarta-feira pelo presidente da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, defendendo que esta é "uma região competitiva e ligada à economia local". O objectivo fixado é que este produto possa "gerar mais valor" para os empresários e para o País.

A CVRVV comemora esta noite os 105 anos da região demarcada com um evento de harmonização gastronómica que envolveu os produtores de vinho e algumas empresas da restauração. "A própria região tem mais de 105 anos. Quando os romanos aqui chegaram já se fazia vinho", indicou Manuel Pinheiro, detalhando que a preferência inicial pela variante tinto deu lugar nos últimos anos à maior produção de vinhos brancos.

* 1 ha corresponde à superfície dum campo de futebol, vindimar no Minho é um trabalho árduo, há excelentes vinhos e espumantes nesta região.

.

Sem comentários: