23/07/2013

.
HOJE NO
" JORNAL DE NOTÍCIAS"

Máquina transforma suor em água potável

Uma máquina desenvolvida pelo engenheiro Andreas Hammar transforma o suor que se encontra na roupa em água potável. No dia da sua apresentação, mais de mil pessoas beberam o resultado do suor de outros.
Segundo a "BBC", a máquina aquece o tecido das roupas, extrai o suor e só deixa passar moléculas de água. Este equipamento foi apresentado esta semana em Gotemburgo, na Suécia.
"Nós usamos uma substância que é parecida como gore-tex (um tipo de tecido impermeável), que apenas deixa passar o vapor, retendo bactérias, sais minerais, fibras de tecido e outras substâncias", afirma Andreas Hammar.

O autor acrescenta ainda que "a quantidade de água que o equipamento produz depende de quanto uma pessoa sua. Uma camisa suada produz 10 mililitros de água, o que equivale a um gole de água".
O processo é "similar ao da Estação Espacial Internacional para tratar a urina dos astronautas, mas a nossa máquina foi mais barata de construir", explicou.

Esta máquina foi criada para a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), para promover uma campanha de consciencialização sobre a falta de água potável, que atinge 780 milhões de pessoas em todo o mundo.

* A bem da humanidade?!

.

Sem comentários: