17/06/2013

.

HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"

Venda de imóveis cai mais de 80%

Maioria dos imóveis foram vendidos a particulares, por ajuste direto, já depois de ninguém se interessar por eles nas hastas públicas.

A crise no setor imobiliário também está a afetar a venda de património do Estado. Em 2012, foram alienados 69 imóveis, o que corresponde a uma receita de 12,3 milhões de euros, menos 80,9 por cento do que em 2011, quando a receita foi superior a 64 milhões de euros. E se não fosse a venda de um imóvel em Bruxelas, a queda tinha sido muito superior. 
RIEM DE QUÊ???
A maioria dos imóveis vendidos pelo Estado o ano passado eram de institutos públicos que renderam 4,6 milhões de euros. O património do Ministério da Agricultura foi o que mais encaixe proporcionou, em Portugal, com as vendas a atingirem 2,7 milhões de euros.
Mas foi a venda de um imóvel em Bruxelas que travou a queda registada em 2012 na alienação de património: foi vendido por quase cinco milhões de euros, de acordo com um relatório da Direção-Geral de Tesouro e Finanças (DGTF).
Mais de 50 por cento dos imóveis foram vendidos a particulares (39), seguidos das autarquias (16) e de empresas privadas (8). 

Segundo o documento, que se refere à venda de imóveis de ministérios e institutos públicos, 49 por cento dos imóveis foram vendidos por ajuste direto e 41 por cento em hasta pública.
Segundo o relatório da DGTF, a predominância do ajuste direto prende-se com o facto de, na sua maioria, estarem em causa imóveis com preço de venda inferior a 150 mil euros. De resto, esclarece ainda a DGTF, estes imóveis já tinham sido postos à venda em hasta pública sem que tivessem aparecido interessados, particulares ou empresas.

* Este governo, mesmo a vender ao desbarato, é ineficaz!

.

Sem comentários: