10/06/2013

.
HOJE NO
"i"

OCDE antecipa recuperação 
da actividade económica em Portugal

Quanto às economias avançadas da organização, os Estados Unidos registaram uma desaceleração, ao contrário do Japão, que registou uma melhoria. No Canadá o cenário é de estabilização

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou hoje a prever a recuperação da atividade económica em Portugal nos próximos meses, com o país novamente acima da barreira da média de longo prazo de 100 pontos.

Portugal chegou aos 100,92 pontos, acima da média de longo prazo de 100 pontos, de acordo com os indicadores compósitos da OCDE para abril, que apontam para a tendência de melhoria ou abrandamento da atividade económica num período futuro entre seis a nove meses.
Trata-se de uma subida nas perspetivas de melhoria da atividade económica em Portugal pelo 12.º mês consecutivo.

Os números da OCDE apontam também para uma melhoria das perspetivas relativas à economia da Grécia, Itália, Irlanda e Espanha.
Já em França, verifica-se uma estabilização nos 99,5 pontos, à semelhança do que se passa no Reino Unido, com uma estabilização nos 100,7 pontos. A Alemanha, por seu turno, evidencia sinais de aceleração, tendo passado dos 99,9 pontos em março para 100,03 pontos em abril.

Quanto às economias avançadas da organização, os Estados Unidos registaram uma desaceleração, ao contrário do Japão, que registou uma melhoria. No Canadá o cenário é de estabilização.
Também no Brasil, o cenário é de estabilização, à semelhança da China e da Índia, ao contrário da Rússia, que enfrenta um panorama de desaceleração do crescimento nos próximos meses.

* A questão é que a melhoria apregoada não se reflecte em nada na vida das pessoas, o desemprego e a pobreza estão a aumentar.

.

Sem comentários: