HOJE NO
"SOL"
Feira de tecnologia portuguesa
no Rio de Janeiro supera
expectativas da organização
A feira de tecnologia "Escolha Portugal", inaugurada no início de junho,
no Rio de Janeiro, ultrapassou as expectativas da organização,
recebendo no sábado mais de mil visitantes e quatro mil partilhas
online.
Realizada pela Aicep (Agência para o Investimento e Comércio
Externo de Portugal), a feira tem como objectivo divulgar ao público
brasileiro as empresas e os produtos de tecnologia portuguesa, mostrando
o que se está a desenvolver de mais moderno hoje no país.
Um dos
responsáveis pela exposição, o português Miguel Caeiro, chama atenção
para o "verdadeiro" alcance da feira, que procura ter a maior
visibilidade possível através das redes sociais e da Internet.
"Através
da forma que montamos a feira de tecnologia é como se derrubássemos as
paredes do Palácio [de São Clemente, onde está montada a exposição] e
falássemos com muito mais brasileiros ao mesmo tempo", ressalta.
Logo à chegada, o visitante recebe uma pulseira com radiofrequência, uma ferramenta para interagir com os equipamentos expostos.
"Quando
o convidado chega, activamos uma 'tag' associada à conta daquela pessoa
no Facebook, num processo que dura menos de um minuto e, a cada
interacção, a máquina reconhece quem está a operar", explicou à Lusa um
dos responsáveis pela empresa autora deste projecto, o luso-brasileiro
Uirah Prado, de apenas 27 anos.
Os "totens", como são
carinhosamente chamados os equipamentos, permitem desde tirar fotos e
escolher fundo de paisagens típicas portuguesas, até fazer uma viagem em
três dimensões pelo Santuário Fátima e partilhar o vídeo nas redes
sociais.
Os convidados também são convidados a testar seus
conhecimentos a respeito da cultura, gastronomia e turismo de Portugal. A
interactividade continua com exibições de outras novidades tecnológicas
portuguesas como agasalhos a bateria, lousa digital e até uma
biblioteca virtual, na qual os visitantes podem descarregar livros,
utilizando um leitor de código de barras do próprio telemóvel.
Para
Caeiro, não se trata de fazer "publicidade pela publicidade", mas de
"comunicar" e "informar" o público brasileiro sobre o que se faz hoje em
Portugal.
"Um factor que nos incentivou muito, descoberto durante
uma pesquisa para esse trabalho, foi o facto de ser extremamente
difícil encontrar um brasileiro que vá visitar Portugal que não volte
com um choque positivo tremendo", salienta.
Ainda segundo o
organizador, pequenos detalhes servem para alertar o público brasileiro
para as qualificações portuguesas, dando os exemplos das tecnologias de
cobrança electrónica de portagens ou o pré-carregamento de telemóveis,
duas tecnologias com origem em Portugal.
A exposição "Escolha
Portugal" termina nesta segunda-feira, no dia 10 de Junho, quando
terminam as celebrações do Ano de Portugal no Brasil e de Brasil em
Portugal.
* Uma exposição de que pouco ouvimos falar...
.
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