10/06/2013

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HOJE NO
"SOL"

Feira de tecnologia portuguesa 
no Rio de Janeiro supera 
expectativas da organização

A feira de tecnologia "Escolha Portugal", inaugurada no início de junho, no Rio de Janeiro, ultrapassou as expectativas da organização, recebendo no sábado mais de mil visitantes e quatro mil partilhas online.

Realizada pela Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a feira tem como objectivo divulgar ao público brasileiro as empresas e os produtos de tecnologia portuguesa, mostrando o que se está a desenvolver de mais moderno hoje no país.

Um dos responsáveis pela exposição, o português Miguel Caeiro, chama atenção para o "verdadeiro" alcance da feira, que procura ter a maior visibilidade possível através das redes sociais e da Internet.
"Através da forma que montamos a feira de tecnologia é como se derrubássemos as paredes do Palácio [de São Clemente, onde está montada a exposição] e falássemos com muito mais brasileiros ao mesmo tempo", ressalta.

Logo à chegada, o visitante recebe uma pulseira com radiofrequência, uma ferramenta para interagir com os equipamentos expostos.
"Quando o convidado chega, activamos uma 'tag' associada à conta daquela pessoa no Facebook, num processo que dura menos de um minuto e, a cada interacção, a máquina reconhece quem está a operar", explicou à Lusa um dos responsáveis pela empresa autora deste projecto, o luso-brasileiro Uirah Prado, de apenas 27 anos.

Os "totens", como são carinhosamente chamados os equipamentos, permitem desde tirar fotos e escolher fundo de paisagens típicas portuguesas, até fazer uma viagem em três dimensões pelo Santuário Fátima e partilhar o vídeo nas redes sociais.
Os convidados também são convidados a testar seus conhecimentos a respeito da cultura, gastronomia e turismo de Portugal. A interactividade continua com exibições de outras novidades tecnológicas portuguesas como agasalhos a bateria, lousa digital e até uma biblioteca virtual, na qual os visitantes podem descarregar livros, utilizando um leitor de código de barras do próprio telemóvel.
Para Caeiro, não se trata de fazer "publicidade pela publicidade", mas de "comunicar" e "informar" o público brasileiro sobre o que se faz hoje em Portugal.

"Um factor que nos incentivou muito, descoberto durante uma pesquisa para esse trabalho, foi o facto de ser extremamente difícil encontrar um brasileiro que vá visitar Portugal que não volte com um choque positivo tremendo", salienta.
Ainda segundo o organizador, pequenos detalhes servem para alertar o público brasileiro para as qualificações portuguesas, dando os exemplos das tecnologias de cobrança electrónica de portagens ou o pré-carregamento de telemóveis, duas tecnologias com origem em Portugal. 

A exposição "Escolha Portugal" termina nesta segunda-feira, no dia 10 de Junho, quando terminam as celebrações do Ano de Portugal no Brasil e de Brasil em Portugal.

* Uma exposição de que pouco ouvimos falar...

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