07/06/2013

.
 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Portugal à frente nos 
medicamentos com receita médica

Nos 27 estados da União Europeia há doze países – entre os quais Portugal – em que os medicamentos de venda livre podem ser comprados fora das farmácias.

Portugal é o país da União Europeia com o valor mais  elevado da venda de medicamentos com receita médica. São 91,40% de um mercado de que em 2011 representou 3 054 milhões de euros. A média europeia é de 84,94% e a Polónia é o país onde os medicamentos que não precisam de prescrição médica possuem um maior peso, representando 32,02% do total. 
Os dados foram divulgados pela Associação Europeia da Indústria de Medicamentos de Venda Livre (AESGP), que esta tarde encerra em Lisboa o seu encontro anual que teve início na quarta-feira.
O peso dos medicamentos de venda livre no nosso país pode, entretanto, sofrer uma alteração profunda pois o Governo prepara uma mudança da sua classificação. O ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou esta manhã no encontro que concluída a classificação haverá medicamentos que não necessitam de prescrição médica que só poderão ser vendidos nas farmácias. 
Nos 27 estados da União Europeia há doze países – entre os quais Portugal – em que os medicamentos de venda livre podem ser comprados fora das farmácias.
Contudo, destes, somente Portugal, Itália, Bulgária e Roménia não possuem a terceira lista, ou seja, uma classificação de medicamentos de venda livre que só podem ser obtidos nas farmácias.

* Esta notícia é inócua, não revela grau de qualidade do serviço prestado.

.

Sem comentários: