14/05/2013

.
HOJE NO
" RECORD"
 
  Contrato de preparação dos JO'2016 fechado até dia 10

O secretário de Estado do Desporto e Juventude assegurou esta terça-feira que o contrato de preparação para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro'2016 estará "fechado" no máximo até ao dia 10 de junho e abrangerá os próximos três ciclos.

Na sua primeira audição desde que tomou posse do cargo em abril, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, Emídio Guerreiro explicou que, mesmo sem a assinatura dos novos contratos programa, o financiamento das federações desportivas "nunca foi o cortado" e tem sido feito em duodécimos.
"Os contratos programa têm vindo a ser assinados, mas nunca se cortou no apoio financeiro às federações, que tem sido feito em duodécimos. Como se sabia que haveria eleições no Comité Olímpico de Portugal (COP), chegou-se à conclusão que não se deveria fechar, dentro do período habitual, o novo programa olímpico. Já estive reunido duas vezes com o novo presidente do COP e até 10 de junho o novo contrato olímpico estará fechado", garantiu. Nesse sentido, o secretário de Estado do Desporto e Juventude vai sugerir que o "horizonte" do programa preencha os próximos três ciclos olímpicos, até aos Jogos de 2024, com o objetivo de preparar "melhor as jovens esperanças e os jovens talentos".

"Não temos sido capazes de tratar como deve ser a gestão de jovens talentos. O horizonte temporal de um ciclo olímpico acaba com a dinâmica nesse sentido e é menos eficaz", frisou. Emídio Guerreiro, que sucedeu em abril a Alexandre Mestre, revelou que neste momento 42 atletas possuem bolsas olímpicas, incluindo a judoca Telma Monteiro e os atletas Nelson Évora e Naide Gomes.

O secretário de Estado abordou também a modernização do Jamor e garantiu que os melhoramentos realizados e ainda agendados para o local não foram feitos "apenas a pensar na final da Taça de Portugal" entre Benfica e Vitória de Guimarães, no dia 26 de maio. "Agora temos fibra ótica no Jamor, temos a racionalização das tecnologias de informação, a recuperação de água e saneamento no complexo. Acredito firmemente que até 2015 teremos um Jamor completamente diferente do que existiu até agora", afirmou.

Numa audiência que durou cerca de três horas, Emídio Guerreiro referiu que um dos seus principais desafios nos próximos meses será "chegar a um acordo com as federações e câmaras municipais" para a gestão e manutenção dos centros de alto rendimento (CAR). "Se formos capazes de fazer isto bem feito, teremos todos a ganhar e sobretudo teremos a consciência que aquele investimento que foi feito no passado, que são muitos milhões, embora 85 por cento são de fundos comunitários, não é desperdiçado", concluiu.

* Este secretário de Estado tem tudo para ser sério.


.

Sem comentários: