02/05/2013

.
 HOJE NO
"i"

Deco: 
Adesão ao leilão é 
"um cartão vermelho 
ao sector elétrico"

A adesão de mais de meio milhão de consumidores ao leilão de eletricidade é “um voto de confiança” e “um cartão vermelho ao setor elétrico”, defendeu a responsável pelas relações institucionais da Deco.


“Houve um voto de confiança dos consumidores, que tentaremos honrar até ao último momento”, disse Rita Rodrigues, adiantando que o operador vencedor do leilão de eletricidade promovido pela Deco será divulgado na sexta-feira.

Em declarações à Lusa, a porta-voz da Deco considerou que a elevada adesão dos consumidores “é um cartão vermelho ao setor elétrico, porque os consumidores defendem que é preciso reagir”.
Rita Rodrigues escusou-se a adiantar o número de empresas que participaram no leilão, referindo que as negociações decorreram ao abrigo de “um pacto de confidencialidade”.

A Galp Energia, a Gas Natural Fenosa e a Iberdrola já disseram que não participaram no leilão. Excluídas as três empresas, restam a EDP e a Endesa a operar no mercado livre de eletricidade. A Lusa tentou contactá-las, mas até ao momento não foi possível apurar se entraram no leilão.
A Galp Energia disse que não participou por considerar que as condições impostas não permitiam “a elaboração de uma oferta competitiva para as famílias portuguesas”.
Também a Gas Natural Fenosa ficou de fora do leilão de eletricidade por “não se enquadrar na estratégia atual da empresa para o mercado nacional”.
Ao DN/Dinheiro Vivo, a Iberdrola tinha avançado que, “analisadas as condições do leilão e a situação atual do mercado de energia, não vai poder apresentar uma proposta que esteja em linha com as expectativas da Deco e dos consumidores”.

“Contactámos todas as empresas ativas do mercado e a todas foi dada a possibilidade de entrar neste desafio e apresentarem propostas”, disse Rita Rodrigues, acrescentando que foram as empresas que propuseram que “as negociações fossem feitas sob um pacto de confidencialidade que a Deco pretende honrar”.
O convite aos consumidores para se juntarem e pagarem menos na fatura da luz foi lançado a 25 de fevereiro pela DECO no 'site' www.paguemenosluz.pt.
Até final de maio, princípio de junho, a associação vai enviar as propostas individuais e até ao final de junho dá liberdade aos consumidores para decidirem qual o operador que querem escolher.
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

* As facturas que o cidadão paga quer seja na energia, comunicações, transportes, estradas ou combustíveis são um verdadeiro assalto.

.

Sem comentários: