03/05/2013

.

HOJE NO

"DIÁRIO ECONÓMICO"

Doentes recorrem menos a 
centros de saúde e urgências

Em Janeiro e Fevereiro registaram-se menos 312 mil consultas nos centros de saúde e menos 36 mil urgências nos hospitais.

O número de doentes a recorrer às consultas nos centros de saúde e às urgências dos hospitais caiu em Janeiro e Fevereiro em comparação com os mesmos meses do ano passado.
Os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) mostram uma quebra de 5,9% no número de consultas nos cuidados de saúde primários, ou seja, qualquer coisa como menos 312 mil consultas realizadas nos primeiros dois meses do ano. Já as urgências dos hospitais atenderam menos 36 mil doentes (uma quebra de 3,5%). Se no caso das urgências o objectivo do Ministério da Saúde era mesmo baixar a sua utilização, a quebra no número de doentes deveria ser compensada pelo aumento da procura nos centros de saúde, o que não aconteceu. Contudo, a ACSS dá conta de um crescimento de 14,5% dos utilizadores de consultas. Este indicador pretende demonstrar que há mais doentes com acesso a um médico de centro de saúde: entre Janeiro e Fevereiro, mais 441.225 utentes tiveram pelo menos uma consulta médica nos cuidados de saúde primários, sublinha a ACSS.

* A realidade é mais cruel, houve 312 mil consultas a menos porque as pessoas  não têm dinheiro para a  pagar, mesmo num Centro de Saúde

.

Sem comentários: