27/03/2013

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Silva Peneda escreve 
carta aberta a Schaüble 

Presidente do CES critica declarações do ministro das Finanças alemão, que disse que os outros países europeus têm "inveja" da Alemanha. 

"Comparar a atitude de alguns Estados a miúdos que na escola têm inveja dos melhores alunos é, no mínimo, ofensivo para milhões de europeus que têm feito sacrifícios brutais nos últimos anos", defende o presidente do Conselho Económico e Social, na carta que amanhã será publicada, na íntegra, na imprensa. 
Silva Peneda refere-se às declarações feitas segunda-feira pelo ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaüble, num entrevista televisiva citada pela AFP, onde sublinhou que as críticas feitas à Alemanha se devem "à inveja" dos outros países. "Sempre foi assim. É como numa turma, quando temos os melhores resultados, os que têm um pouco mais de dificuldades são um pouco invejosos", afirmou o ministro alemão.

"Quando o ministro das Finanças do mais poderoso Estado da União Europeia faz afirmações deste jaez, passa a ser um dos responsáveis para que o projecto europeu esteja cada vez mais perto do fim", avança Silva Peneda.

Para o presidente do CES, "o sentimento de inveja anda normalmente associado a uma cultura de confrontação e não tem nada a ver com uma outra cultura, a da cooperação". Além disso, é um sentimento próprio "dos que se sentem superiores aos outros".
"Com esta declaração vossa excelência mostra que o espírito europeu para si já não existe", escreve Silva Peneda, considerando que "não será boa ideia que as alterações políticas e institucionais necessárias à Europa venham a ser feitas baseadas, quase exclusivamente, nos interesses da Alemanha".

* Há razões históricas para que Hitler tenha sido chanceler, a xenofobia foi sempre apanágio de dirigentes políticos alemães. Por onde andam os discípulos  de Willy Brandt?

.

Sem comentários: