07/03/2013

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Custos para construir casa nova 
voltam a subir 

Os custos para construir habitações novas  aumentaram 1,9% em Janeiro, subindo dos 1,5% no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), adiantando que os custos dos produtos para a manutenção da habitação se fixou nos 2%.

Segundo o INE, a aceleração do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova "foi determinada pelo índice da componente Materiais, que registou uma variação homóloga de 2,3% em janeiro, representando um acréscimo de 0,8 pontos percentuais (p.p.) comparativamente com a taxa observada no mês anterior".
 O índice da componente Mão-de-Obra manteve, em Janeiro, a mesma variação homóloga verificada em dezembro de 2012 (1,5%), sendo que os índices relativos a Apartamentos e Moradias registaram, em Janeiro, acréscimos de 0,4 p.p., face ao observado em Dezembro, para taxas de variação homóloga de 1,8% e 2,0 %, respectivamente.

Em relação ao Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, que mede os custos dos produtos e serviços, registou uma variação homóloga de 2,0% em janeiro, taxa inferior em 0,5 p.p. quando comparado com a observada no mês anterior.

Os índices das duas componentes, Produtos e Serviços, registaram decréscimos da respetiva taxa de variação em 0,4 p.p., para taxas de variação homóloga de 2,0% e 2,2%, pela mesma ordem.

* Não é o maior assalto.

.

Sem comentários: