11/02/2013

.
 HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Construção recua 18% em Dezembro 

Para além da produção, também o emprego e as remunerações na construção recuaram no mês de Dezembro.

Em Dezembro, o índice de produção na construção registou uma quebra homóloga de 17,7%, de acordo com o comunicado divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta evolução segue-se a um recuo de 19,4% acumulado em Novembro.

“A redução homóloga menos acentuada do índice, em Dezembro, resultou de variações menos negativas em 0,8 pontos percentuais (p.p.) e em 2,2 p.p. nos índices dos segmentos considerados, construção de edifícios e engenharia civil, comparativamente com Novembro”, refere o INE.
No acumulado do ano, o índice de produção na construção registou uma descida média de 17% superior à perda de 10,7% relativa ao ano anterior.
Já o índice de emprego neste sector também recuou 18,3%, menos do que a quebra homóloga de 19% fixada em Novembro. A taxa de variação média do índice de emprego, em 2012, foi negativa em 17,1%, superando a descida de 10,5% do ano anterior.

Quanto ao índice de remunerações efectivamente pagas neste sector, a descida foi de 21,1%, no último mês do ano, superando a quebra de 19,7% verificada no mês anterior. “A taxa de variação média anual das remunerações, em 2012, fixou-se em -19,4% (-9,8% em 2011)”, conclui o comunicado do INE.


* Só o Governo e os seus apaniguados nos diversos sectores da sociedade é que dizem que o país está a melhorar, mas a verdade é Portugal estar a parecer-se cada vez mais com "a parte detrás do desastre".

.

Sem comentários: