.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Os consumidores estão a mudar mas
os empresários não os acompanham
As empresas continuam a aplicar soluções
tradicionais para satisfazer as necessidades modernas. Quem perde é o
consumidor. Mas principalmente as empresas, que não o compreendem.
Os consumidores estão a mudar mas as
empresas não têm capacidade para aproveitar essas alterações em seu
benefício, conclui um estudo da Accenture.
83% dos entrevistados que responderam ao relatório intitulado “Energizing Global Growth”
indicaram que reconhecem que a mudança dos hábitos do consumo é uma
oportunidade, mas uma percentagem idêntica (80%) diz que as empresas não
estão a aproveitar essas oportunidades.
“As empresas precisam de estar um passo à frente do consumidor para
serem bem-sucedidas no mundo. Muitas empresas vão admitir que estão um
passo atrás”, comenta, no mesmo estudo, Mark Spelman, director na
Accenture.
Um dos problemas apontados no estudo da consultora é a de que as
empresas tentam “aplicar modelos de negócios tradicionais a uma
realidade mais complexa e mais fragmentada”. Essa não é a forma de
conseguir crescer em economias desenvolvidas com um crescimento lento ou
em economias emergentes que mostram sinais de abrandamento. Porque a
economia pode não crescer, mas os hábitos de consumo mudam à mesma.
“As empresas precisam de perceber as tendências de consumo emergentes
e, depois, investir selectivamente para estimular o crescimento e o
consumo. Os governos têm aqui um papel a desempenhar. Devem criar, de
uma forma activa, a infra-estrutura e o ambiente político necessários
para dinamizar a actividade empresarial nesta nova era”, comenta, no
mesmo documento, Mark Spelman.
Uma das soluções é, segundo a Accenture, investir em ferramentas
analíticas para que as alterações dos hábitos de consumo sejam avaliadas
e a empresa possa aproveitá-las para proveito próprio, dado que,
actualmente, isso não acontece. Isto apesar de as firmas reconhecerem
que as mudanças estão a acontecer. É essa componente de análise que vai
permitir, entre outros, perceber o “porquê” e o “como” do consumo. Estas
são duas das novas variáveis que as empresas têm de fazer para
perceberem os consumidores, que se juntaram aos tradicionais “onde” e
“quem”.
* As empresas para compreenderem a mudança de hábitos de consumo dos portugueses têm de gastar dinheiro, muitas não o fazem, outras estão tesas.
Sem comentários:
Enviar um comentário