HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
UE deve passar a monitorizar liberdade
de imprensa nos estados-membros
A União Europeia deve assumir a protecção dos media em todos os seus Estados-membros e promover a harmonização das leis que regulam a liberdade dos mesmos, recomenda um relatório hoje divulgado.
Segundo as recomendações hoje apresentadas pelo Grupo de Alto Nível sobre Liberdade dos Media e Pluralismo na Europa, a UE "deve ser considerada como competente para agir de modo a proteger a liberdade e pluralismo dos media ao nível dos Estados, de modo a garantir os direitos concedidos aos cidadãos pelos tratados europeus".
O documento, que também é assinado pelo português Miguel Maduro, professor do Instituto Universitário Europeu em Florença, nota que a União deve agir nas áreas onde deverão ser necessárias "regras comuns" para "impedir distorções no funcionamento dos media" que causadas diferenças entre as legislações dos Estados-membros.
O Grupo de Alto Nível recomenda também que, para melhorar o funcionamento do mercado único, "uma maior harmonização da legislação europeia seria altamente benéfica", em particular nas áreas da difamação ou da protecção de dados.
* É justo, a bem da liberdade.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário