20/11/2012

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Ano agrícola 
INE perspectiva aumento de 5% na produção de vinho em 2012 

Sectores mais exportadores da agricultura tiveram campanhas díspares em ano de seca: vinho será de qualidade e em maior quantidade e tomate atingiu valor recorde por hectare, mas a azeitona registou quebra de 25% e a produção de pêra foi 50% menor à de 2011. 

Vindimas feitas, o Instituto Nacional de Estatística e as direcções regionais de agricultura estimam que a produção de vinho tenha atingido em Portugal 5.692 mil hectolitros na campanha deste ano. O valor representa um aumento de 5% face à campanha de 2011.

O INE adianta que, “em termos qualitativos”, as “uvas recepcionadas nas adegas” apresentam “um bom estado sanitário”, o que antecipa “que os vinhos produzidos sejam de qualidade”, apesar de “alguma irregularidade no estado de maturação e no teor alcoólico das uvas.
DADOS DE 2009

Nas suas última previsão agrícola, baseada em dados compilados no final de Outubro e reveladas esta terça-feira, o INE confirma que a campanha do tomate atingiu o valor mais elevado de produção por hectare, de 93 toneladas. Os dados, já antecipados pela associação sectorial, revelam que o desempenho atingido por hectare compensou “largamente a redução da área plantada”.

O INE prevê agora que a produção tenha atingido nos 1,2 milhões de toneladas. Recorde-se que Portugal vende para fora 95% da sua produção, sendo o quinto maior exportador mundial de concentrado de tomate.

Metade da produção da azeitona perdida

Na área oleícola, os primeiros indicadores da campanha são de quebras da quantidade. A produtividade da azeitona de mesa quebrou em 25%, para 889 quilos por hectare. A mesma quebra, 25%, foi registada na produção de azeitona dedicada ao fabrico de azeite, esta ficando contudo “ligeiramente acima do valor médio” dos últimos cinco anos.

A razão, foi a seca vivida na primeira metade do ano. “Apesar da precipitação dos últimos meses ter promovido alguma recuperação nos olivais”, o INE prevê quebras em “todas as principais regiões produtoras – Alentejo, Trás-os-Montes e Beira Interior”.

Produção de pêra quebra 50%

Numa outra cultura em que Portugal tem conseguido exportar, além de abastecer o mercado interno, a produção de pêra (nomeadamente na variante pêra rocha), as notícias não foram boas. O ano agrícola de 2012 terminará nos pomares portugueses com uma quebra de 50% na produção de pêra, para 115 mil toneladas e de 25% na de maçã, para 184 mil toneladas.

No caso da produção de pêra, 2012 sucede a uma ano recorde (230 mil toneladas em 2011) as alterações climáticas foram “agravadas” pelo ataque de várias pragas e doenças “com as consequentes podridões associadas a impedirem a comercialização dos frutos”. O desempenho de 2012 representa uma quebra de 37% face à média dos últimos 5 anos, conclui ainda o INE.

Também o clima influenciou, negativamente, a produção de maçãs, verificando-se em Trás-os-Montes “as maiores quebras” nacionais. 

* A agricultura é a maneira saudável de se empobrecer ao ar livre...

.

Sem comentários: