22/10/2012



HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Dados do Banco de Portugal 
Dívida portuguesa chega aos
 432,1% do PIB 

Este rácio é muito superior ao que se verificava no final de 2007 (a data onde começa a série do BdP): 346,8% do PIB. 

O endividamento total dos setores público e privado de Portugal, excetuando a banca, atingiu os 432,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do primeiro semestre, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Este rácio é muito superior ao que se verificava no final de 2007 (a data onde começa a série do BdP): 346,8% do PIB. 
A POSTURA DA REPÚBLICA

Deste valor, cerca de metade é devido à banca, e um quarto é devido ao estrangeiro. Nos números do boletim estatístico do BdP, a dívida pública (na definição restrita utilizada pelas entidades europeias) atingiu os 117,6% em junho deste ano, e, numa definição mais lata, a dívida das administrações públicas atingiu os 137% do PIB. 

Juntando a este valor a dívida das empresas públicas cujas contas não são englobadas no resto do Estado, a dívida pública atinge os 148,2% do PIB. O endividamento das empresas privadas atingiu os 182,6% – era 160% em dezembro de 2007. 

O dos particulares foi dos que menos aumentou – de 98,5 para 101,2% do PIB. A origem da dívida varia de acordo com o setor: No caso dos particulares, o endividamento é quase todo relativamente à banca, enquanto a situação das empresas privadas é mais diversificada, mas quase metade da dívida é aos bancos.

* A frieza dos números revela a incompetência de quem nos governa.

.

Sem comentários: