04/10/2012



 HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Gaspar diz que o povo português 
"é o melhor do mundo" 

O Ministro das Finanças mostrou satisfação pela forma como os portugueses se manifestaram a 15 de Setembro e sublinhou que o povo português "é o melhor do mundo", talvez pela forma pacífica como o protesto ocorreu. O ministro também disse que incumprir o memorando representa a bancarrota. 

O povo português "manifestou-se em Setembro" numa "manifestação extraordinária" onde o povo português "revelou-se o melhor povo do mundo e o melhor activo de Portugal". Esta frase foi recebida com grande surpresa nas bancadas da esquerda. Mas Gaspar prosseguiu: "os tempos actuais exigem um debate real e de fundo sobre o País". O ministro das Finanças quis explicar quais as consequências de seguir as recomendações do PCP e do Bloco, na renúncia ao cumprimento do memorando de entendimento.

"Nessa condições, seríamos olhados com desconfiança pelos nossos credores e pelos mercados. A isso seguir-se-iam dificuldades acrescidas de financiamento, e o aprofundar da crise e incerteza. Teríamos mais dificuldade em assegurar o funcionamento da economia portuguesa", alertou Vítor Gaspar. "O desemprego agravar-se-ia e com a perspectiva da bancarrota, a capacidade de proteger os mais pobres e desfavorecidos seria reduzida. Seria uma ruptura descontrolada", sublinhou o ministro.

Um cenário alternativo à troika "tem consequências políticas e sociais profundas, que não devem ser ocultadas aos portugueses". Ele conduziria a "um colapso" e a um "estatuto europeu de menoridade, e capacidade muito limitada de participação na integração europeia". Além disso, essa alternativa "perpetuaria a presença da troika em Portugal".

Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, disse que o "melhor povo do mundo tem o pior ministro das Finanças". Já Heloísa Apolónia disse que os portugueses não precisam de adjectivos mas sim de medidas, e que pelo facto de Vítor Gaspar não estar na manifestação não faz parte dos melhores, mas dos "piores do mundo".

* A palavra é de prata e o Vítor tem cá uma lata...

.

Sem comentários: