18/10/2012

 .
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Portas e Gaspar em rota de colisão 

O CDS quer saída do ministro das Finanças. O PSD segura Gaspar em nome da credibilidade externa. Paulo Portas ou Vítor Gaspar? 

O maior quebra-cabeças de Passos Coelho neste momento é esse. Os seus dois ministros de Estado estão em rota de colisão e se Passos não quer prescindir do ministro das Finanças ou ceder ao parceiro de coligação, também quer garantir que o Governo se mantém e que o Orçamento do Estado é aprovado.

Para já, deixou a tensão no ar, ao remeter para hoje qualquer declaração sobre o estado da coligação e o OE/2013: "Falamos amanhã", disse Passos aos jornalistas à entrada do congresso do Partido Popular Europeu (PPE). E Portas, que faltou a esta reunião causando "incómodo' no PSD, terá hoje o primeiro confronto directo com Vítor Gaspar, que presidiriá ao Conselho de Ministros na ausência de Passos.

O líder do CDS ainda não perdoou a Gaspar não ter acolhido as propostas do partido para aliviar a carga fiscal e reduzir a despesa, fazendo tábua rasa do pacote dos centristas.

O silêncio do ministro dos Negócios Estrangeiros (MENE) começa a ser ensurdecedor dentro do próprio CDS, que assume algum desconforto com a falta de reacção oficial do partido. No tabuleiro de xadrez da coligação, as peças estão posicionadas em stand-by, mas ninguém quer fazer uma jogada com medo do xeque-mate. 

* Não gostamos nem de um nem de outro, institucionalmente porque desempenham cargos públicos devemos-lhe respeito protocolar.
Portas é, sempre foi, a gibóia bailarina da traição, jamais o escolheríamos.

.

Sem comentários: