18/10/2012

.


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Quarteira: Associação de pais 
concorda com directora 

A decisão da directora da Escola Básica 1º Ciclo/Jardim de Infância da Abelheira, de recusar o almoço a uma menina de cinco anos, por uma dívida dos pais, foi aprovada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (APEESLA). 

"A APEESLA concordou com a medida adoptada pela direcção e sempre esteve contactável para que os pais em causa procurassem auxílio para a resolução das suas situações", escreveu a direcção da associação, num comunicado enviado às redacções ao início da madrugada desta quinta-feira. 

 A associação reconhece que a criança não almoçou, considerando que esta “não foi sujeita à humilhação de estar na presença dos colegas enquanto estes tomavam a sua refeição”. “Nenhuma criança do agrupamento foi deixada a passar fome na escola. A mesma ficou na sala de aulas, acompanhada por uma Educadora, onde foi alimentada”, acrescenta. 

 No documento, a APEESLA acusa a mãe da menina de cinco anos de ter chegado atrasada no dia 11, quando foi alertada para a ir buscar à escola: “Foi contactada de manhã para que viesse à escola antes da hora de almoço para providenciar a refeição à sua filha. Passou pela escola pelas 14h00 e a sua filha já tinha comido na presença da Educadora na sala de aulas”.

* Um cenário negro, os pais não efectuaram o pagamento à escola, logo, segundo o comunicado a criança foi castigada duplamente:
- Foi-lhe interdito almoçar com os colegas e conviver com os mesmos à hora da refeição sabendo eles o motivo do castigo, as crianças não são parvas e é com estes exemplos que aprendem a ter atitudes hostis.
- Como os pais não pagam não almoça, come "qualquer" coisa ao pé da Educadora(?)
 DIREITOS DA CRIANÇA 
-Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade. 
-Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente. 
-Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade. 
-Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe. 
-As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais. 
-Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade. 
-Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer. Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes. 
-Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho. 
-Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos. -Todas as crianças têm o direito de viver saudavelmente. 
-Todas as criança tem direito de ter um nome. 

.

Sem comentários: