25/09/2012

 .


HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

As elites do mundo 
ganham muito dinheiro

 A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defende que as elites dos vários países deveriam pagar mais impostos do que pagam. 

“Um dos assuntos que abordo, nas minhas deslocações pelo mundo, é a cobrança de impostos de maneira equitativa, designadamente junto das elites de todos os países”, afirmou a chefe da diplomacia dos EUA, durante um colóquio em Nova Iorque, na véspera da abertura oficial da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas. “Estou fora da política, mas é um facto: as elites em todo o mundo ganham muito dinheiro”, afirmou Hilary Clinton, cujo esposo, o ex-Presidente Bill Clinton, não exclui que se candidate às eleições presidenciais de 2016.

Estas declarações da secretária de Estado sobre impostos juntam-se às do Presidente e candidato presidencial democrata, Barack Obama, que quer que os mais ricos paguem mais. Ao contrário, o candidato presidencial republicano, o multimilionário Mitt Romney, propõe a redução da taxa de imposto de 20 por cento dos rendimentos singulares, a supressão do imposto sobre os lucros gerados pelos investimentos e uma forte redução do imposto sobre as empresas.

Obama estima que as reduções de impostos pretendidas pelos republicanos beneficiariam desde logo os ricos e obrigariam o governo a aumentar o imposto sobre as famílias com filhos em 2000 dólares (1550 euros) por ano. “Há em todo o lado pessoas ricas que não contribuem para o crescimento do seu país. Não investem em escolas públicas, nem em hospitais públicos, ou em outras formas de desenvolvimento”, realçou Clinton. 

Para a secretária de Estado, “os dirigentes devem falar aos poderosos das coisas que eles não querem ouvir”, adiantando que “isso significa que é preciso ser transparente em matéria de fiscalidade e rendimentos, denunciar a corrupção (…) e promover uma regulação que atraia e proteja o investimento”.


* Que palavras tão bonitas e esclarecedoras mas que não tiram o sofrimento a quem vive na miséria!

.

Sem comentários: