27/09/2012

 .

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Ministério "pode e deve" cortar em
. tratamentos para cancro e sida 

O Ministério da Saúde "pode e deve racionar" o acesso a tratamentos mais caros para pessoas com cancro, sida e doenças reumáticas, segundo um parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. 

"É uma luta contra o desperdício e a ineficiência, que enorme na Saúde", explicou o presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Miguel Oliveira da Silva, em entrevista à Antena 1.
Segundo o parecer, a que a Antena 1 teve acesso, o racionamento é aconselhado em exames e meios complementares de diagnóstico, como TACs, ecografias e ressonâncias magnéticas, depois de ouvidos médicos, gestores e doentes.

Os cortes dependerão do custo dos tratamentos e do facto de os tratamentos prolongarem a vida durante tempo suficiente para justificar os gastos.

* O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida atento ao negócio, porque não aconselha antes reduzir drásticamente a frota automóvel do aparelho do Estado, ou acabar com as despesas de representação onde estão incluídos almoços de mais de trezentos euros para duas pessoas, e cartões de despesa, e telefones, e levar os meninos á escola e as senhoras ao cabeleireiro??? 
Ética do caraças! 

Sem comentários: