23/07/2012

 .
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Ouro cai pressionado 
pela crise europeia 
A matéria-prima está a desvalorizar, num dia de fortes perdas nos mercados accionistas e subida do dólar

O ouro desce 0,87% para os 1570,65 dólares por onça, em Londres. A contribuir para a queda do ouro está a valorização do dolar, com os investidores a refugiarem-se na moeda americana devido aos receios em relação à crise europeia.

O dólar subiu para o valor mais alto dos últimos dois anos relativamente à moeda única europeia, depois de ter sido noticiado que o Fundo Monetário Internacional (FMI) não está disponível para emprestar mais dinheiro à Grécia.
Isto ao mesmo tempo que a crise em Espanha se intensifica, depois de Valência ter recorrido ajuda ao fundo criado por Madrid para que as regiões não entrem em falência. E outras regiões poderão acompanhar esta decisão.

À Grécia chegarão, amanhã, os responsáveis pela avaliação dos progressos do país no âmbito do plano de intervenção. Mas as notícias parecem não ser animadoras. O ministro da economia espanhol já disse mesmo que a saída da Grécia da Zona Euro deixou de ser assustador há já algum tempo, o que aumentou os receios de que a Europa deixe “cair” Atenas.

Na China, um dos responsáveis pela política monetária do banco central da China, Song Guoquing, alertou para a possibilidade de o crescimento económico do país poder abrandar pelo sétimo trimestre consecutivo, com o período compreendido entre Julho, Agosto e Setembro, a poder representar um crescimento de 7,4%, segundo a Bloomberg.


* Entretanto muitos privados andam a vender ouro a preço de saldo e cada vez abrem mais lojas de abutres  auríferos.

.

Sem comentários: